Moldávia, um país que tenta se aproximar da União Européia, mas que ainda possui forte influência russa
- blogviajantee

- 1 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de mai.
Um roteiro de 4 dias por um dos mais pobres e menos visitados países da Europa.
A Moldávia é um pequeno país localizado no leste da Europa, entre a Ucrânia e a Romênia, e que conta com um população de cerca de 2,5 milhões de pessoas. É considerado um dos países mais pobres da Europa, com um PIB per capita menor até mesmo que o do Brasil, fato esse que contribui para o país ser relativamente barato para se visitar. A língua oficial do país é o romeno, porém muitos dos habitantes também falam o idioma russo, muito graças ao passado soviético da Moldávia. O país ainda não faz parte da União Européia, do Espaço Schengen e nem da Zona do Euro, sendo sua moeda o leu moldavo. O turismo ainda é pouco desenvolvido na Moldávia, fato que faz com que o país seja considerado um dos menos visitados do continente, além de ser pouquíssimo conhecido entre os turistas brasileiros. A economia moldava é majoritáriamente baseada na agricultura, com destaque para a produção de óleo de girassol e de deliciosas uvas viníferas. E é justamente esse o motivo que, mesmo sendo pouco conhecida, faz a Moldávia possuir vinícolas de nível internacional, que produzem vinhos de altíssima qualidade.
Procure pelas melhores opções de hospedagem na Moldávia clicando aqui!
A história da Moldávia é muito rica, e por esse motivo dediquei um outro post pra falar sobre ela: História da Moldávia.

Em Abril de 2025, pegamos um voo com duração de duas horas e meia, do Aeroporto de Charleroi-Bruxelas (CLR), com destino à cidade de Iasi, na Romênia. Em Iasi, alugamos um carro (33 € por cinco dias + 170€ taxa de cruzamento de fronteira) para dirigir por cerca de 150 quilômetros em 3 horas, passando por várias cidadezinhas interioranas e cruzando a fronteira entre Romênia e Moldávia, até chegarmos próximo da capital Chisinau, de onde iniciariamos nosso roteiro pelo país.
Dia 3 - Transnístria, um país que não existe
Dia 4 - Complexo Arqueológico de Velho Orhei e Mosteiro Curchi, dois dos mais importantes mosteiros da Moldávia








Comentários