Vietnã, o país das montanhas e águas esmeraldas no sudeste asiático
- blogviajantee

- há 5 dias
- 2 min de leitura
Um roteiro de 9 dias para entender a história da guerra e a cultura deste país comunista.
Com uma população que ultrapassa os 100 milhões de habitantes, o Vietnã é uma nação cativante em formato de "S", localizada no sudeste asiático e banhada pelas águas do Mar da China Meridional. Politicamente singular, o país é atualmente um dos cinco países comunistas existentes no mundo, mantendo uma estrutura de partido único enquanto se abre globalmente. O país é um destino vibrante, repleto de paisagens que tiram o fôlego e possui uma cultura que encanta a cada esquina.
Percorrer o Vietnã é embarcar em uma viagem de contrastes marcantes, que começa no caos organizado de Hanói, onde o trânsito de motos se transforma em uma dança hipnótica e frenética. Segue para a beleza imponente das montanhas em Ninh Binh. Encontra a serenidade mística da Baía de Ha Long, com suas icônicas ilhas de calcário emergindo da água esmeralda. Se encanta com o charme das lanternas coloridas de Hoi An, uma cidade que parece ter parado no tempo. E por fim, ainda descobre a modernidade pulsante de Ho Chi Minh, a antiga Saigon.
Além das paisagens, o Vietnã possui uma gastronomia interessante, de sabores frescos e aromáticos, mas que muitas vezes não agrada ao paladar ocidental. Destaque para o fumegante Pho, a tradicional sopa de fitas de arroz com carne e um caldo rico em especiarias, ou o crocante Bánh Mì, o sanduíche vietnamita que remonta ao período colonial francês e é um símbolo da fusão cultural. Como o Vietnã é o segundo maior produtor de café do mundo, atrás apenas do Brasil, ao visitar o país não é possível deixar de passar em seus inúmeros e charmosos cafés, espalhados pelas diferentes cidades, para provar as especialidades locais.
Por fim, o país possui uma história riquíssima e muito antiga, mas para ela separei um post dedicado: História do Vietnã.

No final de dezembro de 2025, iniciamos nosso roteiro pelo Vietnã com uma longa viagem, partimos do Aeroporto de Frankfurt (FRA) em um voo de 13 horas pela companhia aérea Asiana, com destino ao Aeroporto de Seul (ICN). Em Seul, fizemos uma escala de cerca de seis horas antes de embarcar no voo final de 5 horas até o Aeroporto Internacional de Noi Bai, em Hanói. Este aeroporto marcou o ponto de partida do nosso roteiro. Ao chegarmos a Hanói, apresentamos o visto obrigatório para cidadãos brasileiros, que havíamos emitido online por um custo de 679.255 dongs vietnamitas. Cidadãos italianos não necessitam de visto para visitar o Vietnã a turismo.
Dia 3 e 4 – Baía de Ha Long, o tesouro vietnamita e uma das sete maravilhas do mundo natural
Dia 5 – Ba Na Hills, o mais famoso parque de diversões do Vietnã
Dia 6 – Hoi An, a cidade das lanternas
Dia 7 e 8 – Ho Chi Minh, o coração econômico e financeiro do Vietnã
Dia 9 – Túneis de Cu Chi, a cidade subterrânea dos vietcongues e Delta do Mekong, o celeiro do Vietnã




Comentários